Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pit bull, perigo real?

Pitbull, perigo real?
Nos últimos anos vários ataques de cães da raça Pitbull têm levado pessoas à morte ou deixando as mesmas em estado gravemente feridas. Em virtude disto, tem sido questionado tanto o comportamento de donos de cães Pit bull quanto a existência desta raça. O Decreto 11.215 regulamenta a livre circulação de cães da raça Pitbull. Nesta matéria, visamos abordar este decreto bem como relatos de casos de ataques de Pitbulls.

O Pit bull (American Pit bull Terrier) é uma raça que foi desenvolvida (quer dizer, modificada geneticamente) para produzir cães de combate. Destaca-se como principal caracteristíca desta raça, a sua agilidade e robutez. Dependendo do treinamento que o animal for submetido, estes cães podem se tornar extremamente agressivos, embora há quem diga que esta é uma caracteristica da raça.

Em 2005 mais de 1.000 vítimas de ataques de pit bulls foram atendidas no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Belo Horizonte (Fonte: Jornal Hoje em Dia de 26/5/06 ). Em sua grande maioria, as vitímas chegam aos hospitais em estado grave. Além do grande número de vítimas que não resistem aos ataques e acabam morrendo, incluindo adultos e crianças. Sendo que as que conseguem se salvar da morte acabam por ter graves sequelas. Um dos principais relatos de pessoas que ajudaram no resgate de vítimas destas agressões é a dificuldade de separar a vítima de seu agressor (o pit bull).

(...)

O que diz a Lei?

O decreto 11.215 de 16 de dezembro de 2002, que regulamenta a lei municipal de 8.354 de 24 de abril de 2002:


1- Proibe a livre circulação de cães da raça Pit bull sem o uso de focinheiras e correntes nas ruas, praças e demais logradouros do município.

2- Os cães da raça Pit bull só podem ser conduzidos em vias e logradouros públicos por pessoas maiores de 18 anos.


3- Deverão estar vacinados, esterelizados e registrados junto ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

4- Cabe ao executivo orientar, controlar e fiscalizar.

5- O CCZ é responsável pelo controle do número de cães da referida raça existente, com a descrição, peso, sinais particulares, condições físicas aparentes, nome do proprietário ou responsável e seu endereço completo.

6- o descumprimento sujeita o infrator à apreensão e multa de R$50 a 500,0 além de perda da propriedade do animal.

OPINIÃO DO AUTOR DA MATÉRIA (E MINHA)
Opinião
(Ao ler o texto abaixo, lembre-se: esta é uma coluna chamada opinião. Não significa que é verdade absoluta e que todos precisam concordar com ela. Caso você tenha uma opinião divergente e desejar expor sua idéia, deixe seu no final desta matéria)
São tantos os relatos de agressões de cães pit bull que sinceramente, não consigo acreditar que as pessoas se sintam seguras diante de tamanha ameaça que um pit bull oferece. Nâo é novidade.. basta ouvir os noticiários da TV ou de rádios. Pessoas mutiladas, mortas, em virtude destes ataques.
O que mais me choca são os proprietários que andam tranquilamente com seus animais pelas ruas, sem oferecer proteção (ou segurança) para os indivíduos. Consideram-o dóceis como uma "pomba". Por favor, prestem bastante atenção: Não quero aqui, tocar no fato de que, outras raças, ditas dóceis também podem atacar humanos (como poodles, cockers, pinsher etc) - esta é outra questão.
Tenho, em frente à minha casa, uma cadela da raça pit bull. Morro de medo quando saio de casa com meu cachorro e ele vai em frente ao portão. A cadela fica solta na varanda e o portão parece não oferecer muita segurança. A mesma cadela já atacou uma outra cadela do vizinho. Quase a matou.. dizem que foi muita luta para conseguir apartar a briga.
E o que é engraçado em toda esta história (que não deveria ter nada de engraçado) é que os "playboys" adoram exibir seus Pit bulls. Estufam o peito e andam livremente com estas feras... eles juram que se acontecer algo, irão conseguir "domar" a fera! Enquanto isto, vidas estão em risco. Uma maravilha o decreto ter sido criado. Uma proteção a mais para nós.. só falta um detalhe: fazer cumprir a lei, ter fiscalização!!!! E infelizmente, temos que dizer, isto aqui é Brasil!!!!!!
Eu amo cães.. sem excessão.. mas sinceramente, o Pit bull é um dos poucos cães que não ouso colocar minhas mãos.. que não tenho vontade de tocar! Desculpem-me os proprietários de Pit bulls.. mas esta é a imagem que vocês nos passam de seus cães. Isto pode ser em virtude de uma minoria (talvez) que usam seus cães para brigas.. mas é o que fica!!! E o resultado está nas reportagens.. nos noticiários.
Mas esta é apenas minha opnião..
Curiosidade: Estatísticas
>> A mordida de um cão adulto tem a pressão de 1,5 toneladas
>> Em 2005, 1.147 paciente foram atendidos no HPS de BH, em virtude de ataques de cães, estima-se que 90% destes pacientes foram agredidos por Pitbulls. Os dados 2006, até o mês de maio, contabilizaram mais de 420 pacientes.


Comentarios 10

Edelde said: (MEU COMENTÁRIO NO SITE)

Sinceramente acho que deveria ser proibido andar com Pitbull na rua, mas se andar o cão deve usar a focinheira. Aqui em Sergipe saiu hoje nos jornais que uma criança de 10 anos foi dilacerada e morta por um pitbull. Uma tragédia! sempre que vou na praia vejo os donos passeando livremente com pitbull, sem a menor segurança. Onde estão as autoridades que não exigem o cumprimento das leis?

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita