Pesquisar este blog

sábado, 3 de outubro de 2009

Amanhã, 04/10, é dia do Agente Comunitário de Saúde



Hoje é dia do Agente Comunitário de Saúde

A profissão do agente comunitário de saúde foi legalizada pelo Governo Federal em 2002 (Decreto Lei nº 10.507). Hoje vários profissionais atuam nas ruas de Aracaju, visitando famílias para levar cidadania. Eles integram dois programas da Prefeitura: o Programa de Saúde da Família (PSF), e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que já cadastrou milhares de munícipes.

Eu trabalho como agente comunitário, desde maio deste ano. Confesso que quando me candidatou à vaga não dava tanta importância à função, hoje eu tenho uma visão muito mais ampla. Sei agora como é importante mostrar que tem que prevenir contra doenças e promover a saúde.

Quem recebe a visita de um Agente comunitário também valoriza a profissão.




- O papel do agente:

Os agentes comunitários de saúde são o espírito da atenção básica. São pessoas da comunidade capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à saúde. Eles entram na casa das pessoas e identificam situações de risco. São o elo com a comunidade.

Cabe ao agente comunitário cadastrar, acompanhar e orientar as famílias, para que utilizem corretamente os serviços de saúde. Nas visitas periódicas o agente fornece informações sobre hipertensão, diabetes, importância do pré-natal e das vacinas, além de realizar busca ativa de doenças infecto-contagiosas.

O trabalho é desenvolvido nos bairros mais carentes e populosos do Município. O meu bairro conta hoje com 04 equipes do PSF.

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita