Pesquisar este blog

domingo, 2 de agosto de 2009

JAPOATÃ

Japoatã, a cidade do tesouro perdido Município chamou-se Jaboatão e foi fundada pelos jesuítas.

Ha duvida quanto a fundação de Japoatã, que foi habitada anteriormente por Índios. De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a versão mais provável e que tenha sido fundada pelos franciscanos, sob a inspiração de frei Antonio Santana Jaboatão, que teriam construído uma capela e um convento em 1572.

Sabe-se que foi no ano de 1575 que se iniciou a conquista do território de Sergipe, a partir das margens do Rio Real, no Sul do Estado. O certo e que antes de 1630 já existia o convento construído pelos jesuítas sobre o Monte Jaboatão.

O professor Jose Bezerra dos Santos, em seu livro o “ O Tesouro de Jaboatão”, afirma que os frades jesuítas escolheram aquele local para suas preces, descanso das jornadas fatigáveis e abrigo segura onde guardassem, sem receio, as jóias e alfaias da igreja. "Para isso levantaram as grossas paredes do famoso mosteiro, plantaram no cume do monte O Cruzeiro de Pedra, Santo Pio e, a determinada distancia, ergueram a Igreja Nossa Senhora das Agonias".

Alguns cristãos se ofereceram para escavar um subterrâneo sob o monte, com labirinto e largos corredores onde foram colocados os mais preciosos bens da igreja, ficando a salvo dos inimigos.

(...)

Com a salda dos jesuítas, tudo ficou no abandono. A povoação quase se extinguiu, e o velho convento e a igreja ruíram. Os habitantes das redondezas aproveitaram o material para novas construções no mesmo local onde os jesuítas moravam.
(...)

Fonte: www.japoata.se.gov.br

Estou relendo essa parte da história de minha cidade porque encontrei em minhas coisas a foto do mapa do "Tesouro". Vou deixar aqui postado essa relíquia:

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber a relação que existe entre Jaboatão dos Guararapes e Japoatã, uma vez que minha familia descende deste povo pernambucano e mora em Sergi´pe, no Poxim;;;
Muitas cidades tem seu heroi em praças e estatuas
por que o Heroi de Japoatã não tem nada, ou teria, apenas uma rua em são Paulo em sua homenagem ?

Unknown disse...

About JOSÉ PINTO SANTOS
Lino Pinto dos Santos un 11 rj soldado sd 2g 127787
morto em ação 15.04.45 em Montese agraciado com as medalhas
Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2.a classe
filho de Arceçono jose dos santos
nascido em Japoatã-SE

Unknown disse...

About JOSÉ PINTO SANTOS
Lino Pinto dos Santos un 11 rj soldado sd 2g 127787
morto em ação 15.04.45 em Montese agraciado com as medalhas
Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2.a classe
filho de arcelino jose dps santos
nascido em Japoatá-se

Dedinha Ramos disse...

Olá, eu já tinha pesquisado essa origem do nome da cidade e as fontes levam para o Frei Jaboatão, já que o nome do monte onde foi erguida a igreja era Jaboatão, e por causa da duplicidade de nomes resolveram mudar para Japoatã, até as localidades perto tinham nomes semelhantes aos existentes em Pernambuco, como por exemplo, Muribeca, deve ser mesmo essa a origem. Veja nesse link http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/, maiores detalhes.
Sobre esse soldado José Pinto não ouvi falar, mas vou perguntar para minha mãe ela conheceu muita gente. Depois digo o resultado.
Obrigada pela visita.

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita