Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Novos agentes de saúde já estão atuando nas comunidades

19/05/2009, 15:49h
Novos agentes de saúde já estão atuando nas comunidades
TAMANHO DA LETRA A- A+Fotos: Alejandro ZambranaOs novos agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Aracaju, empossados no último dia 13 de março pelo prefeito Edvaldo Nogueira, já estão atuando em diversos bairros após 80 horas de treinamento teórico-prático realizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dos 100 profissionais aprovados no concurso, de imediato foram convocados 80. Destes, 76 concluíram a fase de capacitações.

Desde o último dia 11 de maio, todos iniciaram o trabalho de campo nas comunidades. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da SMS, Eurides Rosa de Carvalho Barreto, a fase teórica do curso é fundamental para que os agentes aprendam noções básicas do trabalho de saúde nas comunidades.

"Entre os dias 4 e 8 de maio, os convocados passaram por uma capacitação teórica de 40 horas, que chamamos de concentração. Nesse momento, foram trabalhados conceitos de acolhimento dos usuários, direitos e deveres dos profissionais da saúde, políticas públicas, diretrizes do SUS, saúde da família, entre várias outras noções necessárias", explica Eurides.

Passada a primeira etapa, os agentes agora encaram a segunda fase, denominada pela SMS de dispersão. A segunda e última parte do treinamento caracteriza-se por trabalhos práticos, em que os profissionais já atuam de forma efetiva junto às comunidades fazendo as visitas domiciliares e o atendimento à população.

"Desde o último dia 11 de maio, cada um levou tarefas a serem executadas em seus territórios. O pessoal faz o reconhecimento da micro-área, chamado de cartografia, o mapeamento e a identificação das famílias atendidas. Depois se reúne com as equipes, utilizam todos os impressos, as fichas de cadastro e avaliação. No dia 18 de junho, trazem para o CEPS [Centro de Educação Permanente em Saúde] todo o trabalho recolhido durante o período", explica a coordenadora da Atenção Básica.

Após a dispersão, que já se caracteriza pela atuação efetiva dos agentes comunitários, todos continuarão sendo capacitados de forma permanente, como é feito com os agentes de endemias e outros trabalhadores da área de saúde do município.

FONTE: WWW.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita