Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2010

Mês da ‘Festa das Cabacinhas’


No mês de janeiro acontece em vários municípios Sergipanos festas que tem a tradição da CABACINHA e uma das suas maiores festas é realizada no município de Japaratuba, que fica a 54 km de Aracaju, esse ano acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2010.
A festa tem uma programação religiosa que homenafeia os Santos Reis e São Benedito, de 07 a 10 de janeiro e ainda uma cultural o IX Festival de Artes Arthur Bispo do Rosario, de 10 a 14 de janeiro.
O destaque da festa é semprea Festa da Cabacinha. Muitos turistas visitam Japaratuba nesse período.
A festa conta ainda com atrações Nacionais da música e regionais.
A guerra das cabacinhas já foi também destaque em reportagem de sucesso na rede Record. As pessoas jogam nas outras uma bola pequena feita de parafina cheia d’água, hoje em dia a cabacinha é feita de vários formatos, tem quadrada, circular e oval, que se explode ao entrar em contato com o corpo de quem se joga, molhando, refrescando a brincadeira.
Na programação divulgada pela prefeitura, vão se apresentar, sábado, 16, à tarde – 15h – com Arrastão pelas ruas da cidade com a banda Marreta e o Planeta. À noite, Gatinha Manhosa, Márcia Freire, Edu e Maraial e Edson Gomes.
No encerramento, domingo, 17, arrastões para animar a galera, com a participação do cantor sergipano Cid Natureza e Harmonia do Samba. Em seguindaas bandas Dois Ciganos, Calcinha Preta, a sensação do Brasil no momento, e Danielzinho & Forrozão Quarto de Milha.


São Francisco/SE

Também hoje em São Francisco tem festa com cabacinha e muitas bandas alegrarão os festejos. São Francisco fica localizada a 67km de Aracaju e tem a tradição de festa muito animada em janeiro.

COMO SE FAZ UMA CABACINHA

Não é um prato de comida, a Cabacinha é um jogo, uma brincadeira, uma bolinha cheia de água que você jogo em outra pessoa. O divertido da festa é tentar se livrar, se possível do impacto da cabacinha.
Quando eu era pequena em Japoatã, minhas avós faziam comigo cabacinha para vender no natal e para brincar, a gente produzia um grande balde de bolinhas d´água.
Os ingredientes: Parafina, água, um pincel, uma lâmpada redonda velha ou algo parecido.
Modo de fazer: coloca a parafina para derreter numa panela velha, na minha época eu colocava numa lata no fogo de carvão, hoje pode ser em banho maria, e quando já tiver derretida retira do fogo e coloca a metade da parte redonda da lâmpada no líquido formando uma cuia em seguida coloca na água fria para secar, retira com cuidado e reserva. Repete a operação, cola as duas partes com um pincel, passando parafina para unir.
Depois faz um buraco pequeno na bola e enche de água, em seguida cola o buraco e coloca a bola já cheia num balde com água com delicadeza. Depois de terminar as cabacinhas é só jogar nos seus amigos.
Mas cuidado nem todo mundo gosta dessa "brincadeira", aqui em Sergipe é tradição, e quem vai na festa é para se molhar.
Deve existir hoje meios mais fáceis de fazer, mas essa era minha receita das vovós!



Laranjeiras/SE

Festa também no município de Laranjeiras/SE, o Encontro Cultural de Laranjeiras está acontecendo desde ontem, que teve a visita de milhares de turistas no evento. A abertura contou com a participação de Amorosa e Vanessa da Mata.
Hoje a programação segue com vários shows e atividades culturais.



Dedinha Ramos

3 comentários:

Guilherme disse...

adorei essa maravilha de receita aqui no CEARÁ ta fazendo muito sucesso!
muitissimo obg valew!!!!!1

SuperBlog disse...

Tento fazer com uma cabaça normal
mas ainda n consegui

Dedinha Ramos disse...

Oi que tal usar uma lâmpada, daquelas pequenas e redondas! Eu fazia assim,você mergulha ela levemente na cera davela e em seguida na água fria depois é só tirar a forma e colar, faz um furo,enche de água e cola novamente, depois joga em alguém e..... CORRA.!!!

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita