Ouvi uma entrevista essa semana no rádio, sobre um estudo para o novo sistema de transporte coletivo de Aracaju, e como o Blog já tinha feito uma matéria sobre o VLT, agora trago uma pesquisa sobre o BRT, que foi citado na entrevista como possível alternativa para Aracaju.
Que seja, BRT ou VLT, ou qualquer outro, o que importa é que tenha melhorias para os usuários do sistema transporte coletivo, pois do jeito que está não dá para continuar.
http://embarqbrasil.org/node/122
Rapid Transit (BRT).BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.
Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:
•corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
•embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
•sistema de pré-pagamento de tarifa;
•veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
•transferência entre rotas sem incidência de custo;
•integração modal em estações e terminais;
•programação e controle rigorosos da operação;
•sinalização e informação ao usuário.
Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, os sistemas BRT têm se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. BRT é um conceito flexível, que pode ser configurado especialmente para o mercado a que serve e ao ambiente físico onde opera.
Os sistemas BRT têm demonstrado potencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2 - um exemplo recente do seu impacto na mudança do clima foi o primeiro corredor do Metrobús (sistema BRT da Cidade do México), que está reduzindo 35.000 toneladas de CO2 por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 77 milhões de passageiros. Este sistema BRT foi concebido e implementado para servir pelo menos 45 mil passageiros por hora.
Fotos e diagramas: Rede EMBARQ
Os sistemas BRT.
Fonte: http://embarqbrasil.org/node/122
Um comentário:
BRT, pode melhorar sim. Não tenho dúvida disso, porém sabemos que é um sistema que não trás os mesmos benefícios que o VLT, Sistemas sobre trilhos adotados por exemplo por Maceió e Fortaleza. O VLT sera mais barato e comportaria muito mais pessoas que o o sist. BRT. E porque o posicionamento a favor do BRT, seria por conta da copa do mundo, já que um sistema de trens poderia não ficar pronto a tempo? Deve ser esse o principal motivo de tanta pressa. Pergunto eu: quem são os verdadeiros usuários dos transporte público, os moradores de Aracaju ou os turistas. Caros amigos, a copa passará e nós logo após 5 anos estaremos novamente com a frota velha, que depois de poucos anos possivelmente deverá ser renovada pelos próprios trens, já que esses são tendência no Brasil e no mundo. Por ser esse mais econômico, mais rápido e mais ecológico. E ainda por suas frotas chegarem a passar 20 anos sem serem mudadas. Sejamos sinceros, o que seria melhor pra nossa capital? Abramos os nossos olhos amigos, podem está querendo nos enganar com melhorias fracas que logo logo apresentarão novos problemas e trarão mais atrasa pra nossa querida Aracaju.
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