Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

VÉSPERA DE SÃO PEDRO

29 DE JUNHO - DIA DE SÃO PEDRO

São Pedro, o Fundador da Igreja Católica

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, é tradição no Nordeste acender fogueiras na porta das casas. Assar milho, fazer simpatias e dançar forró.
Acalanto de São Pedro

Acordei de madrugada,

fui varrê a Conceição.

Encontrei Nossa Senhora

com dois livrinhos na mão.



Eu pedi um pra ela,

ela me disse que não;

eu tornei a lhe pedir,

ela me deu um cordão.



Numa ponta tinha São Pedro,

na outra tinha São João,

no meio tinha um letreiro

da Virgem da Conceição.


A festa de São Pedro



Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.








Nenhum comentário:

oi

;

COPIE O LINK


Ocorreu um erro neste gadget

ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita