Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Secretário Escolar

Fui convocada para assumir o cargo de Secretário Escolar, conforme curso realizado através de edital publicado pela Prefeitura Municipal de Aracaju em julho/2013, curso finalizado em outubro/2013, com prova final que capacitou os aprovados para exercer essa função. Diante disso ontem fui chamada e me apresentei hoje na Secretaria de Educação, a escola que irei trabalhar é no Siqueira Campos. Fiquei muito feliz com o resultado desse curso e com a forma honesta que a Secretaria de Educação conduz o processo de seleção,agora estamos dependendo apenas dos trâmites legais entre secretarias para que possamos assumir a função.


E o que faz um secretário escolar? encontrei na net uma boa definição através de artigo publicado, veja:

www.uems.br/lem
Fonte: http://www.uems.br/lem/atual/Arquivos/cristiane.pdf
De: EDIÇÃO Nº 03 DEZEMBRO DE 2012
ARTIGO RECEBIDO ATÉ 05/11/2012
ARTIGO APROVADO ATÉ 30/11/2012
www.uems.br/lem
A FUNÇÃO DO SECRETÁRIO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE:
ENTRE MEMÓRIAS E ARQUIVOS ESCOLARES
Cristiane de C. Ramos Abud. PPGE - UDESC.

(...)
Desta forma, trazendo estas questões para o contexto escolar, para seus integrantes e gestores/as, temos que refletir como trabalhar as relações humanas e de trabalho neste contexto, principalmente sobre a função do/a secretário/a escolar, que tem um contato direto e essencial com toda a comunidade escolar. Isto significa que a melhor maneira de trabalhar a relação escola/família é criando uma sintonia interna entre os agentes educativos, um envolvimento processual entre ambos para a consolidação de uma instituição social que dê continuidade a esse ambiente de aprendizagem, traduzindo-se numa grande parceria na progressão de seus alunos/as por meio dos agentes educativos.
A profissão de secretariado no Brasil foi regulamentada pela Lei 7.377 de 07/07/1989, assinada pelo então Presidente da República José Sarney.
Neste cenário que o/a secretário/a escolar deve constituir - se muito além de um/a mero/a executor/a de tarefas burocráticas, mas de um/a profissional que tem em mãos dados essenciais para pensar estrategicamente o processo pedagógico da escola, bem como a memória dos sujeitos que nela estão ou estiveram inseridos.
A amplitude de suas funções, o coloca em relação direta e permanente com diferentes áreas de atuação da Unidade Educativa, exigindo sua interação com
todos os envolvidos, no trabalho escolar,
Em suas funções diárias, o secretário escolar deve ser mais do que uma pessoa encarregada de digitação da correspondências, manutenção do arquivo e atendimento de telefonemas. Às vezes, esse profissional é a ponte entre aqueles que tomam decisões gerenciais e os que executarão tais decisões; muitas vezes, porém, toma decisões e executa tarefas relevantes e decisivas. É, pois, nesse momento, verdadeiro assessor, função que exige competências e formação básica bem específicas (MEDEIROS e HERNANDEZ,1999,p.17).
Uma boa organização se distingue quando o grupo, sabe o que deve fazer,
como fazer, quando fazer e porque fazer. É preciso criar um ambiente capaz de
influir na aquisição de bons hábitos. Um ambiente simples, mas funcional. Escolha acertada na disposição dos móveis, equipamentos conservados, materiais bem distribuídos, chão limpo, formando um ambiente agradável. A sensação de “bem - estar” é a prova da ordem e disciplina, da eficiência e educação das pessoas que nela atuam, constituindo - se um “cartão de visitas” da Secretaria.
Por mais simples e pequena que seja a escola, deve - se fazer o possível para ter um espaço destinado à Secretaria Escolar.
Fonte: http://www.uems.br/lem/atual/Arquivos/cristiane.pdf
De: EDIÇÃO Nº 03 DEZEMBRO DE 2012
ARTIGO RECEBIDO ATÉ 05/11/2012
ARTIGO APROVADO ATÉ 30/11/2012
www.uems.br/lem
A FUNÇÃO DO SECRETÁRIO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE:
ENTRE MEMÓRIAS E ARQUIVOS ESCOLARES
Cristiane de C. Ramos Abud. PPGE - UDESC.


MUITO FELIZ COM ESSA NOVIDADE E CONFIO EM DEUS QUE "JÁ DEU TUDO CERTO"!!!

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita