Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

FARDAMENTO PARA OS ACS DE ARACAJU

O uniforme identifica o profissional que o está usando. Quando um ACS visita uma casa, a família visitada espera poder identificar quem está ali para lhe servir e quem está ali para ser servido como ele. Quando utilizamos o uniforme passamos confiança ao usuário do PSF, para que ele nos deixe entrar na sua casa e saber sobre a sua família. Além, de passar a impressão que somos organizados e que vestimos a camisa.

São tantas as vantagens do uso do uniforme por aqueles que desejam ser identificados , até mesmo dentro da unidade de saúde é bem mais fácil de identificar o ACS para que ele possa orientar o paciente.

Quando exercemos uma função que nos dá prazer e compensação, ficamos felizes com esta situação e não nos envergonhamos dela, muito pelo contrário, nos orgulhamos. Da mesma forma, sentimos prazer ao fazer parte de uma equipe vencedora, queremos ser identificados como membros desta equipe. E para isso, é necessário o uso da farda.

Quanto à obrigatoriedade do uso do uniforme nas empresas é sabido que seria abuso do empregador obrigar a utilização de uniformes que exponham o empregado ao ridículo ou a humilhação, ou que atinja a sua personalidade ou intimidade, ou que não esteja adequado ao tipo de função que exerce o profissional. No caso dos Agendes de Saúde, muitos não receberam ainda o fardamento que o identifica com o nome da função, recebem apenas esporadicamente camisetas de propaganda de doenças ou campanhas relacionadas à saúde em gera. Seria normal o uso dessas camisetas, se fosse alternado com o fardamento, para uso apenas em dias de campanhas ou eventos, mas o uso diário dessas camisetas como se fosse substituta de fardamento torna comum e o ACS é facilmente confundido com qualquer outro cidadão que também usa essas camisetas promocionais, que deveria ser de uso exclusivo dos funcionários da saúde com algum item que o identificasse.

O ACS não recebe crachá, não recebe fardamento (alguns concursados nunca receberam o fardamento original), sempre cobrando a farda aos gerentes de unidade e a Secretaria de Sáude. Os dados de medidas, números de calçados dos ACS já estão na Secretaria, pois ano passado e nesse ano foi solicitado de todos os ACS. Chegando a ter reuniões em que representantes da Secretaria anunciou que a farda estava já no almoxarifado e seria entregue em breve, mas até hoje não chegou.

Uma equipe vitoriosa geralmente se orgulha de vestir a farda do time que representa é assim que se sente o ACS, uma equipe que trabalha, e obtém vitórias junto a população e que teria orgulho em representar o município vestindo a farda. Além do orgulho, o uso da farda protege o ACS de perigos que possam ocorrer na rua, na área, identificando-o como servidor público em serviço. As únicas pessoas que não se orgulham de usar fardamento são pessoas insatisfeitas com a equipe que trabalha, que não é o caso dos ACS. os presidiários, uma pessoa feliz com sua profissão não relutará em usar o uniforme da equipe. QUEREMOS NOSSO FARDAMENTO E NOSSOS DIREITOS RECONHECIDOS E REMUNERADOS.

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita