Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

A PRAÇA DO SIQUEIRA

Essa é a praça DOM JOSÉ THOMAZ no bairro Siqueira Campos, uma praça grande, proporcional ao tamanho e importância do bairro. Essa praça já foi um lugar de lazer para todos moradores do local, hoje já não proporciona mais segurança, mesmo com a presença de um posto policial, a praça vem sendo palco de grandes tragédias, brigas, ponto de tráfico, prostituição e abandono.
Na praça fica localizada a igreja católica do bairro, que tem como padroeira Nossa Senhora de Lourdes, diariamente tem missa, encontros religiosos e eventos da igreja, 02 escolas particulares e 01 escola da prefeitura, 01 creche e nas proximidades uma escola Estadual, 02 bancos importantes e supermercado.
Um dos principais motivos da falta de espaço para o lazer nessa praça é a presença de bares no meio da praça, com mesas e cadeiras tomando todo o centro do espaço, os brinquedos fixos são tomados por moradores de rua, que ali se alojam, os banheiros exalam um mau cheiro e servem de apoio aos bares ali existentes.
Enfim, é muito arriscado passar uma tarde de lazer no local, e uma noite então é uma aventura. O local é muito frequentado por ser um dos pontos de ônibus estratégico para trabalhadores, estudantes, que muitas vezes, a depender do horário não se arriscam a passar por dentro do local, tem que arrodiar, por questão de segurança. O palco da praça muitas vezes é usado para fazer fogo para uso dos moradores de rua.
É justo que uma praça tenha lanchonetes, banca de revistas, vendedores, etc, mas, a presença de bares, fixos, dentro da praça e ainda por cima ocupando o espaço público com mesas e cadeiras, é inadmissível, observa-se em outras praças da cidade, a presença de lanchonetes mas não com mesas e cadeiras espalhadas, a ponto de não se poder transitar pelo local. Principalmente nas praças de zona sul, não se vê aglomerados com destino ao alcoolismo e badernas.
Alguns colégios do bairro, inclusive, levam seus alunos para a praça do siqueira para momentos de esporte e lazer, correndo um enorme risco de levar suas crianças para um perigo real. As brigas acontecem naquela praça, em horários variados, tiros, facadas, usuários de drogas expõe os moradores a risco constante.
É preciso rever a organização desse local, que já foi um lugar de lazer, seguro e atraente.
SALVEM A PRAÇA DO SIQUEIRA!
A IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES FICA LOCALIZADA NESTA PRAÇA, E ALGUNS PADRES EM SERMÃO DOMINICAL JÁ RECLAMARAM DA VIOLÊNCIA DO LOCAL.



Dedinha Ramos

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita