Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Em situação de perigo, RJ registra sensação térmica de 46ºC nesta quarta-feira - 10/02/2010 - UOL Notícias - Cotidiano

Em situação de perigo, RJ registra sensação térmica de 46ºC nesta quarta-feira - 10/02/2010 - UOL Notícias - Cotidiano

10/02/2010 - 20h17
Em situação de perigo, RJ registra sensação térmica de 46ºC nesta quarta-feira
Raquel Maldonado
Dol UOL Notícias
Em São PauloA cidade do Rio de Janeiro registrou hoje (10) mais uma tarde de forte calor e elevada umidade relativa do ar. Com estes dois fatores juntos, a sensação térmica é muito alta. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje a máxima na capital fluminense foi de 38,3ºC, mas a sensação era de que o calor ultrapassava os 46ºC.

O meteorologista do Inmet Lucio de Souza afirma que nos últimos dias a cidade está em situação de perigo, de acordo com os padrões utilizados pela Organização Meteorológica Mundial. O órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com os seguintes estágios: normal, cuidado, perigo e muito perigo. “Entramos em estado de perigo quando a sensação térmica ultrapassa os 41ºC”, explica Souza. A partir dos 54º C, começa-se a trabalhar com situação de muito perigo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que em situação de perigo as pessoas tomem muito cuidado com a hidratação e que evitem os exercícios físicos durante o período mais quente do dia. Lucio Souza alerta que a exposição ao sol em situação de perigo pode causar insolação, cãibra e, inclusive, desmaios.


Crianças e banhistas aproveitam a praia do Arpoador durante a noite de 04 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 41º C, a maior temperatura em 7 anos na cidade do Rio de Janeiro

Para refrescar, Paulo Olzon, clínico-geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aconselha utilizar roupas leves e largas, ingerir líquidos gelados e tomar banhos frios. Outra dica importante é permanecer em áreas bem ventiladas e contar com o auxílio de ventiladores e ar condicionados para eliminar a camada de calor que temos próximo ao corpo.

“Quando a temperatura externa é maior do que a temperatura interna do nosso corpo fica muito difícil liberar calor. Nessas situações, o importante é tentar perder o excesso de calor de alguma forma ou então podemos ficar com o nosso organismo muito debilitado”, explica Olzon.

Segundo o médico, a desidratação é um dos principais sintomas da exposição ao calor extremo, por isso a importância de ingerir uma quantidade maior de líquidos nessas situações.

Boa notícia
A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) divulgou hoje que os recordes de calor no Rio levaram a entidade a liberar os advogados do uso de terno. Na tarde de ontem, representantes da OAB do Rio protocolaram no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) um pedido de providências para tentar garantir acesso aos tribunais do Estado sem paletó e gravata, substituídos por camisa e calça social.

Entre os motivos apresentados ao CNJ, a OAB do Rio afirma que, frequentemente, as altas temperaturas, com a sensação térmica de 50ºC, vêm causando desmaios e alterações na pressão arterial de advogados obrigados a usar terno nos tribunais, o que prejudica a saúde deles.

*Com informações da Folha Online

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita