Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2009

Infonet - Saúde - Gripe suína: Irmãos voltam para casa, mesmo sem resultado de exame

Infonet - Saúde - Gripe suína: Irmãos voltam para casa, mesmo sem resultado de exame

.
Gripe suína: Irmãos voltam para casa, mesmo sem resultado de exame
As amostras de sangue e de secreções dos pacientes foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, único local autorizado para fazer a análise do material
02/05/2009 - 11:25




Imagem do virus divulgada pelo Centro de Controle de Doenças, de Atlanta
Mesmo com a saída dos dois irmãos que estavam com suspeita da gripe suína do hospital, os resultados dos exames que confirmarão se houve ou não contaminação só devem ficar prontos em 15 dias. Isso porque, as amostras de sangue e de secreções dos pacientes foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, único local autorizado para fazer a análise do material.

Os dois irmãos que estavam internados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) deixaram a unidade na manhã da última quinta-feira, 30. O rapaz, que veio da Nova Zelândia, optou por sair do hospital mesmo antes da alta médica. Já sua irmã esperou a liberação do médico. Desde então, eles estão sendo monitorados por uma equipe da Secretaria de Saúde, que realiza visitas diárias a residência dos pacientes.

A expectativa é de que até amanhã, eles já estejam completamente bem, pois o quadro atual é de melhora significativa. A informação é do médico infectologista Marco Aurélio, da Coordenação de Doenças e Agravos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ações

Durante este final de semana, a SES está alertando os profissionais de Saúde sobre os sintomas da doença e de forma eles devem proceder, caso pacientes com suspeitas da gripe dêem entrada nos hospitais.

Caso haja evolução da doença no Brasil e confirmação do vírus no país, a SES capacitará as equipes de Saúde sobre os procedimentos em casos suspeitos da gripe. Além disso, o Ministério da Saúde deve apresentar nos próximos dias, uma nova metodologia para realização dos exames.

“O Brasil ainda está em vigilância para os casos da gripe suína, já que até o momento, nenhum caso foi confirmado, diferentemente de outros países, que já estão em um estado avançado nos cuidados com a doença”, explica Marco Aurélio.

Dados

Segundo o último relatório divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira, 1º, existem 41 casos suspeitos no Brasil. Outros 17 já foram descartados. As duas suspeitas de Sergipe não estão incluídas nesta lista. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a chegada do vírus no país é “inevitável”, mas afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar a doença. No mundo, em apenas 24 horas, os casos confirmados dobraram e chegam a 615, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Sintomas

Os sintomas são: febre acima de 38ºC de maneira repentina e tosse acompanhada por dor de cabeça, dor nas articulações, dor de garganta. O paciente também tem de ter apresentado os sintomas dez dias após ter deixado a área infectada ou ter tido contato com uma pessoa contaminada.

Por Valter Lima

Fonte - Infonet

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita