Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ÁGUA


BOM DIA A TODOS

Aqui no meu trabalho faço pesquisas escolares diariamente, e só hoje me veio a idéia: colocar aqui no blog o resultado das pesquisas que faço para meus clientes, assuntos colhidos na net e que com certeza auxiliarão outros estudantes em busca de trabalhos escolares. Aconselho que antes de "Ctrl c" e "ctrl v", leiam para que não só copiem e sim APRENDAM, estudar é muito bom!

O trabalho que vou postar hoje foi para o aluno Flávio.

ÁGUA
A água só é menos importante que o oxigênio em relação à sua necessidade para a vida ; sua falta resulta em morte em questão de dias .
Admitindo-se que 70% do peso corporal seja água , 5% são constituídos de plasma (parte líquida do sangue ) , 15% como líquido intersticial e 50% como líquido intracelular ( Essas proporções são relativas ao peso corpóreo total ) .
Na verdade , o estoque de água do corpo , além de participante , é responsável por praticamente todos os processos orgânicos , inclusive digestão , absorção , circulação e excreção .
A água também é o principal transportador de nutrientes , sendo necessária a todas as funções estruturais do corpo .A água ajuda a manter a temperatura normal e é essencial para eliminar excreções do corpo . Portanto , é muito importante repor diariamente a água continuamente eliminada pelo suor e pela urina .
É essencial para o funcionamento adequado do corpo beber pelo menos oito copos de água pura por dia , isso porque o adulto necessita consumir de 2 a 4 % do peso do seu peso corpóreo em água.
Lembre-se que , embora o corpo possa sobreviver sem alimento durante cerca de cinco semanas , não consegue sobreviver sem água por mais de cinco dias .
Os líquidos proporcionam a principal fonte de água porém , parte dela é obtida da oxidação dos alimentos ( as dietas mistas proporcionam cerca de 12 gr. de água por 100 calorias ) e parte pela oxidação dos tecidos orgânicos .
A água é necessária para que o organismo metabolize os alimentos de forma correta . Além disso , uma pessoa desidratada se cansa mais facilmente , e , quem se exercita deve redobrar a atenção. Deve-se ingerir 600 ml de água por hora ( 3 copos médios ) . Beber pouco líquido provoca queda no rendimento físico , redução da coordenação motora e mais risco de lesão muscular .
Seria relativamente fácil usar ou comprar água que atenda as nossas necessidades particulares ; no entanto , devido aos inúmeros tipos de classificação dadas à água , o consumidor médio pode ficar confuso com o que existe no mercado .
A água é normalmente classificada pela sua procedência ( fonte , balneário , gêiser , fornecimento público etc . ) , pelo seu conteúdo mineral ( contendo pelo menos 500 partes por milhão de sólidos dissolvidos ) ou pelo sistema de tratamento pelo qual passou ( purificada , deionizada , fluorada , destilada a vapor etc . ) .
Devido à grande superposição de critérios usados para classificar a água , algumas águas aparecem em mais de uma categoria . Além disso , não há regras que normatizem o rótulo adequado e várias águas engarrafadas podem oferecer informações errôneas ou enganosas .
Água mineral
Águas minerais são aquelas que por sua composição química ou características físico-químicas são consideradas benéficas à saúde. A rigor, toda água natural, por mais pura que seja, tem um certo conteúdo de sais. As águas subterrâneas são especialmente enriquecidas em sais retirados das rochas e sedimentos por onde percolaram muito vagarosamente.
Durante muito tempo acreditou-se que as águas minerais tinham uma origem diferente da água subterrânea. Sabe-se hoje, contudo, que ambas têm a mesma origem: são águas de superfície que se infiltraram no subsolo. As águas minerais são aquelas que conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isto, se enriqueceram em sais, adquirindo novas características físico-químicas, como, por exemplo, pH mais alcalino e temperatura maior.
Para que a água atinja grandes profundidades é necessário que encontre descontinuidades nas rochas, como fraturamentos e falhas geológicas. Sua temperatura será tanto maior quanto maior for a profundidade, devido ao gradiente geotérmico local. Seu conteúdo em sais guarda uma relação direta com o calor, pois a capacidade de dissolver minerais e incorporar solutos aumenta com a temperatura.
Admite-se que uma parte muito pequena das águas minerais sejam provenientes de atividades magmáticas na crosta terrestre. Isto ocorre nas áreas com atividade vulcânica atual ou recente.
No Brasil, a maior parte das ocorrências de águas mineralizadas se dá na forma de fontes naturais.
Hoje, com o avanço da tecnologia de perfuração de poços profundos, pode-se prever que esta passará a ser a forma predominante de captação. As vantagens da captação através de poços são muitas: Produção segundo a demanda; controle mais barato e efetivo da qualidade bacteriológica da água; captação mais profunda e longe da influência das águas rasas, mais recentes e menos mineralizadas.
Os exames físicos, químicos e bateriológicos determinam se o ideal da água mineral é para consumo ou banhos, se terapêuticas ou não.

Termais romanos
Tradicionalmente as águas minerais foram usadas ou consumidas diretamente na fonte. Frequentemente centros turísticos cresceram ou crescem em cima ou em torno de locais que contenham águas minerais, mesmo em épocas antigas como ocorreu no Império Romano (famosos banhos públicos dos romanos).
Modernamente, a água mineral para consumo é distribuída em vasilhames, podendo ser consumida longe das fontes termais. Porém, para banhos terapêuticos ou apenas lazer, as regiões hidrominerais denominadas “estâncias hidrotermais” apresentam alguma infra-estrutura com hotéis, spas e outras comodidades para os usuários.
No Brasil, o consumo de águas minerais é regulamentado por legislação específica. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) refere-se à água mineral natural e à água natural como sendo de origem subterrânea. A partir de março de 2007, passou a vigorar no Brasil a RDC nº 173/06, que regulamenta o assunto.
CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS MINERAIS NATURAIS
Segundo o Código de Águas do Brasil (decreto-lei 7.841, de 8/08/45), em seu artigo 1°, águas minerais naturais "são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa".
Neste código as águas minerais naturais são classificadas segundo suas características permanentes e segundo as características inerentes às fontes.
1- CARACTERÍSTICAS PERMANENTES
Quanto à composição química, as águas minerais naturais são assim classificadas:
I- Oligominerais: aquelas que contêm diversos tipos de sais, todos em baixa concentração.
II- Radíferas: quando contêm substâncias radioativas dissolvidas, que lhes atribuam radioatividade permanente.
III- Alcalina-bicarbonatadas: as que contêm, por litro, uma quantidade de compostos alcalinos equivalentes a, no mínimo, a 0,200g de bicarbonato de sódio.
IV- Alcalino-terrosas: as que contêm, por litro, uma quantidade de alcalinos terrosos equivalentes a, no mínimo, 0,120g de carbonato de cálcio, distinguindo-se:
IVa- Alcalino-terrosas cálcicas: as que contêm, por litro, no mínimo, 0,048g de cátion Ca, sob a forma de bicarbonato de cálcio.
IV.b- Alcalino-terrosas magnesianas: as que contêm, por litro, no mínimo, 0,030g de cátion Mg, sob a forma de bicarbonato de magnésio.
V- Sulfatadas: as que contêm, por litro, no mínimo, 0,100g do ânion SO4, combinado aos cátion Na, K e Mg.
VI- Sulfurosas: as que contêm, no mínimo, 0,001g do ânion S.
VII-Nitratadas: as que contêm, por litro, no mínimo, 0,100g de ânion NO3 de origem mineral.
VIII- Cloretadas: as que contêm, por litro, no mínimo, 0,500g de NaCl.
IX- Ferruginosas: as que contêm, por litro, no mínimo. 0,005g de cátion Fe.
X- Radioativas: as que contêm radônio em dissolução, obedecendo aos seguintes limites:
Xa- Fracamente Radioativas: as que apresentam, no mínimo, um teor em radônio compreendido entre 5 e 10 unidades Mache, por litro, a 20°C e 760mm de Hg de pressão;
Xb- Radioativas: as que apresentam um teor em radônio compreendido entre 10 e 50 unidades Mache por litro, a 20° C e 760mm de Hg de pressão;
Xc- Fortemente Radioativas: as que possuírem um teor em radônio superior a 50 unidades Mache, por litro, a 20°C e 760mm de Hg de pressão.
XI- Toriativas: as que possuem, por litro, no mínimo, um teor em torônio em dissolução equivalente, em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache.
XII- Carbogasosas: as que contêm, por litro, 200ml de gás carbônico livre dissolvido, a 20°C e 760mm de Hg de pressão.
2-CARACTERÍSTICAS DAS FONTES:
As fontes de água mineral são classificadas segundo os gases presentes e segundo a temperatura:
2.1- Quanto aos gases:
I- Fontes radioativas:
Ia- Fracamente Radioativas: as que apresentam, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro por minuto com um teor em radônio compreendido entre 5 e 10 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760mm de Hg de pressão;
Ib- Radioativas: as que apresentam, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro por minuto, com um teor compreendido entre 10 e 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760mm de Hg de pressão;
Ic- Fortemente Radioativas: as que apresentam, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro por minuto, com teor em radônio superior a 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760mm de Hg de pressão.
II- Fontes Toriativas: as que apresentam, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro por minuto, com um teor em torônio, na fonte, equivalente, em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache por litro.
III- Fontes Sulfurosas: as que possuírem, na fonte, desprendimento definido de gás sulfídrico.
2.2- Quanto à temperatura:
I- Fontes frias: quando sua temperatura for inferior a 25°C;
II- Fontes hipotermais: quando sua temperatura estiver compreendida entre 25 e 33°C;
III- Fontes mesotermais: quando sua temperatura estiver compreendida entre 33 e 36°C;
IV- Fontes isotermais: quando sua temperatura estiver compreendida entre 36 e 38°C.
PANORAMA ECONÔMICO DAS ÁGUAS MINERAIS O BRASIL
O mercado brasileiro de águas minerais naturais tem mantido um crescimento contínuo nos últimos cinco anos. A produção passou de 1,552 bilhão de litros em 1995 para 3,005 bilhões em 1999.
O consumo per/capita dos brasileiros passou de 15,13 litros/ano em 98 para 17,67 litros/ano em 99. Era de 9,8 litros/ano em 1995. A principal forma de comercialização é através de garrafões de 20 litros, distribuídos em empresas e residências, que são responsáveis por quase 60% do consumo nacional.
Qualidade de vida começa com a água que você bebe.
Qualidade e vida ou vida e qualidade. Duas palavras mágicas, que hoje fazem parte do vocabulário mundial das pessoas preocupadas com a saúde, beleza, com a mente, com o viver bem e o estar bem.
Isso pressupõe muitas coisas; hábitos saudáveis, cuidados com o corpo e alimentação, qualidade dos relacionamentos, balanço entre a vida pessoal e a profissional, tempo para o lazer e para o esporte, saúde espiritual, etc.
Beba no mínimo de 2 a 3 litros de água mineral ao dia. Hidrata o corpo, ajuda na eliminação das toxinas pelos rins, auxilia na formação de enzimas que regulam a gordura corporal. Além disso, os sais minerais existentes na Água Mineral trazem excelentes benefícios para a saúde, como por exemplo: bicarbonato é indicado para doenças estomacais, gastrite, úlcera, hepatite e diabetes. O Cálcio é indicado para consolidar fraturas, requitismo e colite. O Sódio, repõe e equilibra a perda de água no organismo, hidratando-o;

Idosos devem consumir mais água mineral:
Nas pessoas da terceira idade e no idoso, a sensação de sede diminui, e por esse motivo o risco de desidratação e outras patologias aumentam. Na Europa, no verão de 2002, uma das causas atribuídas às inúmeras mortes de idosos foi a desidratação motivada pela falta de hábito de consumo de água.
As crianças têm mais sede que os adultos:
As crianças devem beber em termos relativos mais água que os adultos, pois estão mais expostas ao risco de desidratação, principalmente porque são mais ativas e seu corpo produz calor com muita rapidez. Ofereça água mineral várias vezes ao dia.

Relaxamento na água
Aproveitando-se do relaxamento muscular causado pela água aquecida, terapeutas corporais resolveram sair do consultório e mergulhar na piscina.
Remédio deve ser tomado com água
Não importa qual é o medicamento. Os especialistas indicam que ele seja ingerido com água. Outros líquidos, aparentemente inofensivos, podem alterar a ação.
Os chás, tão aconselhados aos doentes, não devem ser tomados com remédios. Segundo Patrícia Medeiros de Souza, farmacóloga, o de camomila tem o princípio ativo alfabisabolol, que afina o sangue. Se tomado com ácido acetilsalicílico, há risco de sangramento.
Refrigerantes também não são indicados. Os sabores citrus, por exemplo, costumam ter suco de grapefruit na fórmula, que age sobre o fígado e pode impedir que medicamentos como a estatina (para controlar o colesterol) sejam excretados. “O grapefruit inibe as enzimas do fígado e a estatina continua agindo no organismo. Aí a pessoa intoxica e o resultado é seríssimo”.
O suco de laranja é péssima companhia para remédios para controle da pressão arterial. Quando é tomado junto com o atenolol, o remédio perde 49% da eficácia, segundo a pesquisadora. Isso ocorre porque o suco ativa as enzimas, elas trabalham mais e destroem parte do medicamento.
Sucos com água mineral
Eles misturam as propriedades de frutas ricas em vitaminas e minerais, às ervas, que acalmam, relaxam e desintoxicam.


Sais minerais – Santa Barbara Benefícios para a saúde
Cálcio Indicado para o crescimento e a formação dos ossos. Ajuda a consolidar fraturas e tem ação diurética. Ingerir Santa Barbara durante as refeições, previne a formação de cálculos renais. O cálcio participa no controle do ritmo cardíaco. O conteúdo de cálcio da Santa Barbara contribui para o bom funcionamento do organismo.
Estrôncio Contribui para a formação óssea.
Magnésio Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e da contração muscular. Combate a fadiga e aumenta o vigor físico. É também encontrado nos legumes e verduras.
Potássio Indicado na prevenção de problemas estomacais, fadiga, estresse, dificuldade de raciocínio, constituição de fibras cardíacas e desidratação.
Sódio Repõe e equilibra a perda de água no organismo. Hidrata. Ajuda na transmissão nervosa e contração muscular. Bom para esportistas.
Sulfato Ajuda e eliminar dejetos tóxicos do organismo. Contribui na diluição de cálculos renais. Tem efeito preventivo contra a cristalização de ácido úrico.
Bicarbonato Indicado para doenças estomacais, gastrite, úlcera gastroduodenais, hepatite e diabetes. Ajuda a digestão.
Fluoreto Colaboram para a saúde dos dentes e o crescimento. Previne a anemia e reduz a possibilidade de osteoporose.
Cloreto Contribui para o bom funcionamento dos intestinos.


DIFERENÇA ENTRE ÁGUA FILTRADA X ÁGUA MINERAL


AS APARÊNCIAS ENGANAM

ÁGUA FILTRADA

É a água de rede pública (ou de torneira) que passa por dispositivos filtrantes para melhorar a sua qualidade. Normalmente ela é procedente de rios, represas ou lagos, em geral poluídos, que após tratamento com produtos químicos, torna-se adequadamente potável. Contudo, encanamentos enferrujados e caixas d’água sem higiene, podem comprometer a qualidade da água antes de chegar à torneira ou filtro.
A verdade é que não se pode falar em purificação de água, pois esse termo não é reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nem pelo Inmetro, pois conforme define a NBR 14.908/04, “filtro é um dispositivo para melhoria da qualidade da água já tratada”.
As empresas responsáveis fornecem a água da rede pública isenta de bactérias patogênicas, portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido.
A revista inglesa “bottledwaterworld” faz a seguinte comparação:
“Enquanto a água de torneira transmite a impressão de estar impregnada de produtos químicos, na água mineral pode-se encontrar o ar da montanha e o frescor da natureza, que deixam em você uma sensação de limpeza e virtude”.
ÁGUA MINERAL NATURAL

É a água produzida e enriquecida de sais minerais pela própria natureza. Ela é captada no subsolo por fontes legalmente autorizadas.
A água mineral natural não passa por qualquer tipo de tratamento químico, chegando ao consumidor tal como foi concebida pela natureza.
As águas da superfície vão se infiltrando através do solo, atingindo grandes profundidades, percorrem diversas variedades de rochas das quais absorvem as substâncias minerais e outros elementos nutrientes, enriquecendo-a.
É muito melhor porque os sais minerais e os outros nutrientes presentes nessas águas oferecem efetiva contribuição à saúde do organismo.
AGUA DESTILADA
A destilação é o processo de vaporizar a água por meio de sua fervura . O vapor sobe , deixando para trás grande parte das bactérias , vírus , substâncias químicas , minerais e poluentes de água . O vapor vai em seguida para uma câmara de condensação onde é resfriado e condensado para se tornar água destilada .
Depois de consumida , a água destilada expulsa do corpo minerais inorgânicos rejeitados pelas células dos tecidos .
Água que contém íons de cálcio e magnésio, chamada água dura, é purificada por aquecimento, vaporização e posterior condensação (destilação simples) de modo a eliminar os carbonatos e sulfatos de cálcio e magnésio dissolvidos



ÁGUA LIVRE
A água livre é aquela água que está disponível quimicamente e bioquimicamente. Ou seja, pode ser utilizada para as reações químicas e bioquímicas. Ela é uma água que está fracamente ligada aos compostos do alimento e é facilmente removida.
A umidade compreende a água livre também, porém além da água livre existe a água ligada. A água ligada está mais fortemente ligada aos compostos do alimento e é de difícil remoção. Durante a análise de umidade, alguma parte desta água ligada será removida, mas nunca toda ela. Então a umidade é na verdade uma soma da água livre e de parte da água ligada do alimento.
A água pode ocorrer como água ligada e água livre, resultando em conteúdo total de água (umidade). Podendo-se apresentar-se intimamente ligada às moléculas constituintes do produto, não podendo ser removida ou utilizada para qualquer tipo de reação, onde o metabolismo dos microorganismos é paralisado, não havendo desenvolvimento ou reprodução; ou pode encontrar-se livre, estando disponível para as reações físicas (evaporação), químicas (escurecimento) e microbiológicas, tornando-se a principal responsável pela deterioração do produto. A velocidade das reações químicas, desejáveis ou não, depende da mobilidade e concentração dos compostos e enzimas envolvidos, que são conferidas pela quantidade de água livre.
A determinação da atividade de água, permite a inibição da reprodução microbiana, reações enzimáticas, oxidativas e hidrolíticas do produto, assegurando embalagem e condições de armazenamento adequados, valorizando o produto, economicamente. O produto com atividade de água estabelecida pode apresentar maior qualidade e rendimento, melhor preservação e tempo de vida determinado com maior rigor.
A diferença entre umidade e presença de atividade de água num produto pode ser evidenciada através de uma força motriz, presente no produto, que proporciona o transporte da água livre de um ponto de atividade de água mais intensa, para outro ponto em que a atividade de água seja reduzida, embora, ambos os pontos encontrem-se com igual teor de umidade (que representa a água total = água combinada + água livre).
FONTES: http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/aguamineral.htm
Wikipédia
http://www.aguamineral.com.br/index.php?cont=agua_saude

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita