Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2009

Sentar-se nas refeições com a família é importante!

14/03 - 08:15
Sentar-se nas refeições com a família é importante!
Colunista resgata a importância das reuniões diárias com a família, compartilhando tempo e uma refeição
Lícia Egger Moellwald


Nos meus cursos de Etiqueta Corporativa, venho percebendo que a vida profissional tem exigido tanto esforço e concentração das pessoas que as questões operacionais do dia-a-dia com a família perderam espaço para hábitos nem sempre positivos.

Falo das refeições feitas com a família sentada ao redor de uma mesa arrumada, com os filhos resmungando pelo que não gostam e os pais bravos ou divertidos corrigindo e ensinando coisas que dificilmente serão aprendidas fora de casa.

Com a luta pela sobrevivência cada vez mais acirrada, a falta de tempo e o cansaço muitas vezes extremo, homens e mulheres têm buscado simplificar os processos ligados à alimentação em família.

A ideia de chegar do trabalho, preparar a comida, “administrar” as crianças e ainda ter que arrumar e desarrumar a mesa da refeição passou a ser considerada como mais um momento que só contribui para a exaustão.

Então, para simplificar e agilizar este processo, a comida congelada que já havia conquistado o coração das donas-de-casa ganhou um aliado prático: a permissão para que todos peguem seus pratos de comida e sentem-se em qualquer lugar da casa.

Vale comer na frente do computador, assistindo televisão, na mesa de estudos ou em pé no balcão da cozinha. A ideia é alimentar-se de forma prática sem tomar tempo ou promover qualquer desgaste pessoal que possa nascer das interações com a família.

Tudo muito simples, as crianças comem, os pais trocam informações rápidas com elas, os pratos sujos são colocados na máquina ou lavados apressadamente e pronto: a família segue feliz para um novo dia.

Esta simplificação acaba por menosprezar a importância das trocas afetivas, da percepção do que pode não estar indo bem com as crianças ou da comemoração dos pequenos passos para uma vida adulta sadia, que nascem justamente durante uma refeição em família.

Em um mundo em que a perfeição é o caminho para o sucesso, alguns pais fogem de perceber o que precisa de interferência, ajuda e eventualmente punição, porque sabem que vão ter mais trabalho.

Sentada à mesa de refeições, a família fica mais exposta, nossos deslizes como adultos tornam-se evidentes e as exigências e pendências são uma lembrança chata do que há por fazer.

Durante uma refeição com as crianças, os pais podem vir a ser criticados e os filhos analisados, criando numa dose extra de complicação para quem teve um dia atribulado.

Mas deixar a família fazer a refeição cada um no seu canto, além de suprimir todas as trocas afetivas difíceis, faz também com que se deixe de ensinar e praticar comportamentos que vão ser muito úteis para a vida profissional das crianças no futuro.

Sentar-se à mesa com a família permite que cada um receba lições valiosas, como:

- é preciso paciência com o tempo de cada um, valor fundamental nas interações profissionais;

- é preciso aceitar as diferenças, o único meio para ensinar a diferença entre o direito de expressão e falar tudo o que se pensa.

Sem contar o entendimento de que a vida é cíclica, que os momentos ruins são sempre substituídos pelos bons, a tristeza pela alegria e a confusão por momentos de grande paz e amor.

Imagine só, aprende-se tudo isto só com a família sentada em torno de uma mesa arrumada para a refeição!
Lícia Egger Moellwald

Fonte: IG Delas

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita