Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Comporte-se - iG Delas - A primeira impressão é a que fica

Comporte-se - iG Delas - A primeira impressão é a que fica
A primeira impressão é a que fica
Você já pensou no impacto que causa nas pessoas quando as encontra pela primeira vez? Será que você faz sucesso ou é melhor mudar alguma coisa?

Lícia Egger Moellwald

Acordo Ortográfico

Pois é, embora a preocupação com a impressão que causamos nas pessoas possa parecer pouco relevante, estudos comprovam que deveríamos dar mais atenção ao assunto.

Se parece bobo acreditar que alguém que nunca nos viu possa nos taxar de simpáticos ou não, inteligentes ou absolutamente estúpidos só porque nos apresentamos mal nos primeiros segundos, saiba que é isso o que acontece.

Você se lembra de quantas vezes antipatizou com alguém que acabou de conhecer só porque achou o olhar da pessoa antipático ou a maneira de falar agressiva?

A primeira impressão se dá de forma tão rápida que mal nos damos conta do que nos levou a pensar bem ou mal a respeito de uma determinada pessoa. O importante é que nada disso seria problema se não estivéssemos expostos ao mesmo risco.

Segundo uma das teorias da percepção humana, 75% do que acreditamos ser verdadeiro é proveniente da visão. Mesmo assim, é difícil imaginar que um simples sorriso ou estar bem arrumada seja o suficiente para decidir que você é uma boa pessoa ao invés de uma criminosa.

O bom desta história é que dá para manter um certo controle sobre o que as pessoas podem pensar sobre nós tomando algumas atitudes, que eu garanto são infalíveis:

1. Sorria sempre. O sorriso altera a temperatura do sangue que flui para o cérebro e é capaz de mudar a maneira como nos sentimos. Além disso, abre portas, serve para quebrar o gelo e diminuir a resistência. Mesmo que seja difícil é a única coisa que deve-se fazer ainda que forçada, porque traz retorno seguro.

2. Seja calorosa. Esse comportamento aproxima as pessoas, faz com que sintam-se queridas e próximas. Lembre-se de, quando for se apresentar para alguém, ser enfática no aperto de mão e ao dizer “muito prazer”.

3. Mantenha sempre uma boa aparência. O vestuário e a higiene são as primeiras informações que temos sobre uma pessoa e têm um peso bem maior do que quando conhecemos a pessoa depois de algum tempo.

4. Mostre-se alegre. Ninguém gosta de olhar para pessoas com o semblante fechado e que pareçam ter chupado limão. A alegria é contagiante e simplifica muito os relacionamentos.

5. Estabeleça contato com os olhos. Olhar nos olhos é uma demonstração clara de interesse. Pessoas que desviam olhar podem estar enviando sem querer uma mensagem de falta de interesse e de falta de sinceridade.

Para finalizar, nunca subestime a capacidade de percepção das pessoas que acabar de conhecer. Mostre o melhor de si sempre, mesmo que naquele momento não tenha muito interesse na pessoa em questão.
Lícia Arena Egger-Moellwald
é doutora em Comunicação, diretora da Intra Consultoria & Treinamento, professora da Universidade Anhembi Morumbi e co-autora do livro "Etiqueta Corporativa: O Sucesso com Bons

Nenhum comentário:

COPIE O LINK


ON

Link-me

blog Pictures, Images and Photos" border="0" />

giro pelo mundo

La isla Bonita